Copyright © 2016 | dorotéia design | fotos eduardo barcelos

Unidade/ Unit Padre Pereira + 55 11 3021-8664 

Unidade/Unit  São Gualter     + 55 11 3021-5592 / +55 11 3021-3336

Visitas à escola (agende um horário) / School visits (schedule a visit)

April 17, 2018

August 17, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Especialistas explicam vantagens da educação bilíngue para as crianças - Portal E-band - 14/3/2011

August 17, 2017

 

 

Aos dois anos, Camila ainda está aprendendo a sua língua materna, mas já entende tudo que a professora lhe pede em inglês e até arrisca algumas palavras. A menina estuda na Maple Bear Alto de Pinheiros, uma das 180 escolas brasileiras de ensino bilíngue. 

Especialistas são unânimes em dizer que a infância é o melhor período para se aprender uma segunda língua. “Na infância o cérebro se desenvolve numa velocidade impressionante. A inserção de estímulos ambientais nessa fase amplia as conexões neuronais facilitando o aprendizado”, explica a psicóloga Daniela Moura. Para ela quanto mais cedo começar o aprendizado melhor, pois a criança terá menos chances de adquirir sotaque do idioma que estuda.

 

O melhor jeito de aprender é como se fosse uma brincadeira, sem pressão e cobranças. Na escola canadense, a comunicação é totalmente em inglês, em processo de imersão. “O aluno adquire fluência em inglês de forma natural. A língua é utilizada na vida diária da criança, em atividades interessantes e motivadoras como brincar, cantar e desenhar”, explica Andrea Romio, diretora da Maple Bear Canadian School Alto de Pinheiros, em São Paulo. 

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da USP analisou a influência do bilinguismo precoce sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças. A psicóloga Elizabete Flory, em sua tese de doutorado, pesquisou as vantagens e desvantagens do bilinguismo infantil a partir da teoria da equilibração do psicólogo suíço Jean Piaget. 

Segundo ela foi verificado nas pesquisas que a criança bilíngue, pode intensificar o controle inibitório. “Essa habilidade nos auxilia quando temos estímulos conflitantes e precisamos nos focar em apenas um deles”,explica. 


Pesquisa mostra melhora memória e atenção 

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, indica que o bilinguismo ajuda na memória e na atenção. Segundo os pesquisadores, saber dois idiomas possui mais vantagens do que apenas a facilidade em comunicar-se. 

A pesquisa foi coordenada pelos professores Teresa Bajo e Pedro Molina Macizo Soria. Grupos de pessoas bilíngues realizaram uma série de provas, como nomear desenhos em diferentes idiomas, ler e traduzir frases, nas quais se mediu o tempo de resposta e a atividade cerebral. 

Os resultados do estudo mostram que um bilíngue ativa as duas línguas simultaneamente, mesmo quando confrontados com uma situação em que apenas um dos idiomas é exigido. 

O estudo acrescenta ainda que os bilíngues utilizam mecanismos de atenção muito mais vezes do que os monolíngues e são capazes de trabalhar melhor em situações de tomada de decisão e em situações de distração.
Redação do Portal Eband, 14/3/2011

Please reload

Siga