Copyright © 2016 | dorotéia design | fotos eduardo barcelos

Unidade/ Unit Padre Pereira + 55 11 3021-8664 

Unidade/Unit  São Gualter     + 55 11 3021-5592 / +55 11 3021-3336

Visitas à escola (agende um horário) / School visits (schedule a visit)

Maple Bear Canadian School Alto de Pinheiros - STEM+A

Escola Bilíngue em São Paulo

​​Tell me and I forget, teach me and may remember, involve me and I will learn 

Benjamin Franklin

Please reload

EXPLORA é um currículo baseado na idéia de educar os alunos em cinco disciplinas específicas - ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes - em uma abordagem interdisciplinar e aplicada. Ao invés de ensinar as cinco disciplinas isoladamente, o EXPLORA  as integra em um paradigma de aprendizagem coesa com base no mundo real.

 

O que separa o EXPLORA do ensino tradicional é o ambiente de aprendizagem combinado, mostrando aos alunos como o método científico pode ser aplicada à vida cotidiana. Ele ensina aos alunos o pensamento computacional e aborda a resolução de problemas com base no mundo real.

Um estudante formado pelas bases da proposta curricular EXPLORA é, além de inovador, capaz de resolver problemas das mais diversas naturezas, estando habilitado a estabelecer relações entre a escola, sua comunidade, seu país e o mundo.

A Maple Bear Canadian School Alto de Pinheiros introduz a disciplina EXPLORA a partir do último ano da Educação Infantil (Intermediate Kindergarten) até o Ensino Fundamental. A escola definiu uma série de objetivos para a disciplina EXPLORA, apresentados a seguir:

Prototipagem

  • Modelagem 3D

  • Escolhe/utiliza materiais de fácil manuseio para elaboração do protótipo

  • Considera as dimensões de seus protótipos, mantendo coerência entre os diferentes objetos

  • Proporção

  • Escala

  • Desenvolve protótipo funcional, (versão digital e/ou física)

  • Utiliza corretamente ferramentas manuais.

Criatividade e Inovação

  • Pensamento criativo

  • Elaborar, refinar e avaliar ideias próprias

  • Desenvolvimento de ideias em conjunto

  • Abertura a novas perspectivas

  • Implementação de soluções inovadoras

Resolução de problemas

  • Identifica o problema

  • Avalia o problema por diferentes pontos de vista

  • Define os passos a serem tomados para resolução do problema

  • Compreender e vivenciar as 4 etapas do pensamento computacional

  • Decomposição: dividir um problema difícil em problemas menores e mais fáceis

  • Padrões: temas que se repetem diversas vezes

  • Abstração: ação de ignorar os detalhes de uma solução de modo que ela possa ser válida para diversos problemas

  • Algoritmo: uma lista de etapas que permitem que você complete uma tarefa.

Trabalho colaborativo e comunicação

  • Comunicação efetiva

  • Socializa, com o próprio grupo e com os demais, estratégias encontradas

  • Trabalha colaborativamente para atingir os objetivos.

Tecnologia da informação

  • Introdução às ferramentas computacionais como ferramenta de resolução de problemas

  • Trabalhar o pensamento sistêmico

  • Dominar as ferramentas computacionais necessárias para a prototipação e construção de criações digitais.

Please reload

Conheça mais sobre o STEM+A utilizado no EXPLORA:
https://worldfund.org/pt/programs/stem-brasil.html
http://www.stemconnector.org/